domingo, 4 de dezembro de 2011

Polias

Demonstro neste o processo feito para abrir furo de polias, este processo é descrito como uma das formas  primarias no sistema de usinagem feito por um torno Mecânico.

Estre serviço foi desenvolvido para o meu amigo e mano virtual Renie  , para ser aplicado em seu projeto de um torno para madeira.


Inicialmente as polias vem com um pequeno furo mas que traz um agravante de não estar centrado portanto necessitando de artifícios para restabelecer a centragem, como pode ser visto na foto a baixo utilizei um escariador para restabelecer o centro do furo e posteriormente utilizar broca para aproximar ao máximo do diâmetro final.


Antes de inicial a centragem houve uma pequena usinagem do diâmetro externo para obter um pega para placa do torno caso haja a necessidade de futuros trabalhos.













Aqui o furo já sendo refeito com broca devidamente centrado e aproximando o diâmetro a medida final.














Antes de se usinar o furo para a medida pretendida, deve-se fazer o furo e rosca para o parafuso que irá garantir a fixação da polia ao eixo.

Para facilitar a visualização no momento de se    fazer o furo, utilizei o artificio de traçar uma linha para obter-se alinhamento em relação ao diâmetro do furo.








Aqui temos o detalhe do puncionamento para facilitar o alinhamento e centragem da broca.












Processo em andamento de furação, por se tratar de peça com pequena quantidade não requiriu de dispositivos de ficção ( morsa/torno ), pois trata-se de alumínio material extremamente fácil de furar.

















Detalhe do parafuso allen, já com a rosca devidamente pronta.















A titulo de curiosidade temos aqui a grade aproximação do porta ferramentas (castelo) isto ocorre por se tratar de um furo de pequeno diâmetro, portanto exigindo uma ferramenta pequena que por sua vez traz baixa resistência mecânica.

Sendo assim não podendo ter grandes profundidades, caso haja a necessidade de maior profundidade faz-se necessário a utilização de alargador com medida predeterminada.






Aqui temos a demonstração da medida requisitada.






Detalhe da peça pronta.....


















Aqui temos as duas polias, polias estas com quatro e cinco canais escalonados para testes de melhor adequação de rotações para o projeto que esta sendo elaborado pelo amigo Renie.
Um processo como frisado no alto que tem o seu principio como base para qualquer serviço prestado por um operador  de torno mecânico (Torneiro) pois trata-se de um simples furo não exigindo muito do operador, apenas tem-se que atentar para a precisão do diâmetro e a perfeita centragem.

Tratando-se de uma instalação em eixo que será exercido carga (esforço) assim requer um aperto (Pré-carga/interferência) entre as peças para garantir boa fixação.

Hotz 













domingo, 20 de novembro de 2011

Ford Landau


Metalwork

Para iniciar este espaço trago a confecção de um suporte para freio estacionário de um veiculo FORD LANDAU, esta confecção tornou-se necessária pois a referida peça foi perdida é como não localizei uma semelhante para compra tornou-se necessário sua confecção.

A confecção baseou-se em fotos que encontrei na rede  e tomei como inicio uma chapa plana de 3,50 mm
como primeiro passo fiz o recorte com as dimensões desejadas e logo após os furos para dar inicio a conformação de encaixe dos cabos de aço.























                                                                                                                                                                                                                         




Peça cortada e com os furos iniciais prontos.



























                                                                                                                                                                             

Nesta sequência temos um detalhe interessante que é a conformação dos furos externos, este processo é feito para assegurar o perfeito encaixe das esferas que estão instadas nas pontas dos cabos que tracionam os PATINS/SAPATAS de freio.
Este processo foi feito utilizando-se uma ponta cônica de aço oriunda de (ponta fixo) para torno mecânico utilizando uma prensa de 15T e calçado com um tarugo com diâmetro interno compatível para o fim desejado.









































Como pode ser visto além de se obter o abaulado para acento da esfera tense a curvatura que cria maior resistência mecânica da peça.
























Na sequencia fiz o furo central com maior diâmetro e o rasgo para passagem dos cabos e da haste de tencionamento do sistema (Regulagem do freio estacionário).










 Processo feito com um policorte de pequeno porte mas atenção : 





                                                                                                                                                                                         



Testando e ajustando para posterior acabamento.

   
  






Por fim temos a peça instalada com um resultado satisfatório e funcionamento perfeito, quero salientar o detalhe da mola logo atras do suporte que foi a causadora de meu Acidente .


Espero assim ter deixado informações que possam ser utilizadas em alguns trabalhos homemade para os leitores deste.
As informações aqui postadas são integralmente de minha autoria e faço a observação em relação a sua segurança que deve sempre ser observada e como sempre utilizar equipamentos de segurança (EPIs) 


Portanto reservo-me ao direito de isenção de responsabilidades para futuras tentativas de confecção de peças por leitores deste.

by Hotz

27/08/11